3 práticas para controlar a ansiedade no trabalho
Ter uma rotina agitada não é sinônimo de produtividade, muito pelo contrário. Trabalhar em um ritmo acelerado por horas seguidas e sob pressão constante causa ansiedade, que pode evoluir para doenças como transtorno bipolar, síndrome do pânico e depressão. Todas essas complicações geram custos para as empresas, que muito vezes precisam afastar o colaborador devido a problemas de saúde. Por isso é importante que os colaboradores sejam incentivados a praticarem algumas medidas que ajudam a controlar a ansiedade no trabalho.
1. Procure dialogar
O diálogo e a transparência são ótimas ferramentas dentro de um ambiente de trabalho. Quando as atividades diárias forem mais complexas que o comum, pedir assistência de um colega pode ser uma boa solução. Não tem problema procurar ajuda, é melhor solicitar o apoio e entregar as tarefas no prazo do que precisar fazer hora extra todos os dias ou atrasar alguma demanda. Caso não seja possível finalizar até a data final, explique aos coordenadores e negocie um novo prazo.
2. Faça pausas
Mesmo que a rotina não seja agitada, o trabalho diário é cansativo, exige atenção e concentração das pessoas. Nesses casos, fazer intervalos a cada três horas para tomar um café e lanchar contribuem para aumentar a produtividade e melhorar os níveis de estresse no ambiente de forma geral. As empresas que desejarem contribuir para essa prática podem oferecer aulas de ginástica laboral, por exemplo.
3. Busque ajuda
Se a situação ficar insustentável, é a hora de pedir ajuda. Converse com seu coordenador, explique o problema e procurem juntos uma solução. Muitas vezes alguns dias de descanso resolvem, entretanto, caso o quadro de ansiedade esteja em um nível avançado, pode ser preciso um tratamento médico especializado.
Essas três dicas são algumas práticas que contribuem para melhorar a ansiedade no trabalho. Vale lembrar que os programas de medicina preventiva também são fundamentais nesse processo, principalmente quando ainda não houve casos registrados dentro de uma empresa.
Entre em contato
Solicite uma demonstração ou deixe sua mensagem
Ficou com dúvida sobre o Previva?