Unimed Araxá reduz custos em até 70% com programas de medicina preventiva monitorados pelo Previva
Através do auxilio Previva, operadora conta com maior controle dos índices de saúde dos pacientes. Gerenciamento de casos em que o hospital foi substituído pelo atendimento domiciliar são recordistas de redução de custos.
Uma área relativamente nova no Brasil está se mostrando um caminho para o fortalecimento das operadoras de planos de saúde. Através da medicina preventiva, operadoras buscam a conscientização da população quanto à importância de se atuar na prevenção e não apenas no tratamento de doenças. Aliado a isso, reduzem custos com procedimentos de alta complexidade e uso frequente do plano por seus beneficiários.
A Unimed Araxá percebeu a importância do impacto da medicina preventiva no seu negócio e criou um setor dedicado a essas ações. No setor, o uso do Previva, solução de gestão e monitoramento de saúde, se tornou rotina desde outubro de 2013. Através do sistema, a operadora mineira conta com um controle eficiente dos procedimentos, consultas, retornos e índices de saúde dos participantes de seus programas.
Clélia Grabowski, coordenadora do Núcleo de Saúde Integral da Unimed Araxá explica que através dos gráficos do Previva e do trabalho da equipe do setor, a conscientização se tornou mais frequente. “O Brasil é um país com uma cultura extremamente curativa e nosso objetivo é desconstruir essa ideia. Contamos com ações que incentivam a realização de mamografias, cursos de gestantes e acompanhamento de recém-nascidos, gerenciamento de risco cardiovascular e gerenciamento de casos especiais. Hoje muitos dos participantes reduziram índices de obesidade, pararam de fumar e estão mais atentos à alimentação, por exemplo”, explica.
Entre as ações com maior redução de custos, Clélia aponta para as ações de desospitalização. “Com o uso do Previva conseguimos mensurar não só de maneira subjetiva os resultados, como a melhoria em índices de saúde, mas também em relação aos custos que a operadora tem com alguns procedimentos. Muitos clientes acabavam ficando internados apenas para a um tratamento medicamentoso, substituição de sonda ou outro tipo de procedimento que pode ser realizado em casa. A nossa equipe realiza visitas na residência desses pacientes, treinamento ao cuidador e traz não só mais conforto para eles, que podem ficar em suas casas, como redução de custos pela ocupação de um leito, que chega a até 80%”, diz.
Atualmente, cerca de 1.050 pessoas são atendidas anualmente pela Unimed Araxá. Ações com profissionais da própria operadora e de empresas da região, através do programa Quero Mais Saúde, também integram o setor de medicina preventiva.
Tecnologia como aliada
Clélia diz que o uso de soluções como o Previva é fundamental para o fortalecimento do segmento no país. Para ela, a solução não só facilita o acesso aos dados dos pacientes, sem abrir mão da segurança necessária, como auxilia na conscientização de pacientes e profissionais. “A medicina preventiva é uma área muito subjetiva. Não estamos falando apenas de redução de custos, mas de uma mudança de cultura. Quando mostramos todas as evoluções de um paciente ou colaborador da própria Unimed, depois de um ano sendo acompanhado pelo Previva é muito mais fácil de se perceber a eficiência e importância destas ações”, explica.
A coordenadora lembra que antes do uso do Previva, a comunicação com os pacientes em casos de retornos era mais difícil. “Agora montamos toda uma agenda de atividades, lembrando quando e porque é necessário a realização de atendimento. Além disso, esse controle facilita a elegibilidade de pacientes. Ficou bem mais fácil ver quais participantes se encaixam em determinadas ações e quais programas merecem maior atenção. Com o sistema, fizemos um estudo de perfil, que leva em conta desde idade até qual especialidade de médico consulta com mais frequência”, conclui.

Depoimento do cliente
Entre em contato
Solicite uma demonstração ou deixe sua mensagem
Ficou com dúvida sobre o Previva?