Minha operadora precisa de gestão de processos agora?
Técnicas de gerenciamento podem ter foco em pontos específicos de uma empresa. Algumas trabalham com dados, outras com pessoas. Mas existe uma terceira vertente de métodos para gestão: a chamada gestão de processos, que consiste em analisar e otimizar processos internos da empresa para otimizar os resultados. Essa técnica é tida por muitos especialistas como uma das que dá retorno mais rapidamente, já que influencia diretamente na estrutura da empresa. É muitas vezes a peça que falta no quebra-cabeça para uma gestão mais eficiente. Veja como a gestão de processos pode ajudar a sua operadora.
Benefício da gestão de processos
- Otimização do tempo: mapear os processos de forma correta e encontrar soluções melhores – e possivelmente mais rápidas – vai criar uma economia de tempo na sua empresa. Dessa forma é possível eliminar retrabalhos, focar ainda mais a atenção dos colaboradores e automatizar certos processos.
- Integração entre as áreas: mapear mais claramente os processos criará uma aproximação entre as áreas da operadora de saúde, já que todos saberão seus papéis e qual fluxo de trabalho deve ser seguido. Esse item é especialmente interessante para operadoras que possuem programas de prevenção à saúde. Integrar as áreas de gestão de beneficiários e financeiro pode ser uma boa forma de ver quem precisa ter um acompanhamento mais próximo na prevenção.
- Mais qualidade nos serviços oferecidos: processos mais eficientes e eficazes geram um serviço com mais qualidade para o cliente. No caso da operadora de saúde isso afeta o relacionamento com o beneficiário e poderá diminuir taxas de evasão e o volume de reclamação junto à ANS.
Como saber se a operadora de saúde precisa de gestão de processos
Os processos da empresa deveriam acontecer de forma simples, equilibrada e bem integrada entre as áreas. Quando acontecem interrupções nesses processos é possível detectar problemas que podem afetar diferentes áreas da empresa. Veja alguns deles abaixo:
- Indicadores de atendimento ao cliente baixo: o cliente é um bom indicador de como estão os processos internos. Afinal, ele está no final de processo e todos os problemas internos podem acabar refletidos no atendimento.
- Alocação desnecessária de recursos financeiros e pessoas: desperdiçar muito tempo e recursos em atividades que deveriam ser resolvidas rapidamente é outro indicador de que a sua operadora precisa rever alguns processos.
Decidir investir em gestão de processos demanda dedicação de toda a empresa para mudar e pode pode trazer bons frutos em pouco tempo.
Ficou com alguma dúvida sobre a gestão de processos? Acha que seria interessante aplicá-la na sua operadora? Comente abaixo!
Entre em contato
Solicite uma demonstração ou deixe sua mensagem
Ficou com dúvida sobre o Previva?