O que é a margem de solvência das operadoras de saúde
Quando a crise bate à porta, todos se preocupam em economizar e buscar alternativas para manter o padrão de vida sem se endividar. Para alguns segmentos essa preocupação, além de constante, é regulada por órgãos específicos. A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) é responsável por fiscalizar a margem de solvência das operadoras de saúde. Você sabe o que isso significa e como é feito?
A margem de solvência é a capacidade que a operadora de saúde ou seguradora tem para honrar todos os compromissos financeiros assumidos. Isso significa que, mesmo em tempo de crise, as operadoras precisam comprovar que conseguem manter o atendimento a todos os seus beneficiários, cumprindo todas as condições assumidas no momento do contrato.
Como controlar a margem de solvência?
Para manter uma margem de solvência segura, as operadoras de planos de saúde devem ter atitudes previdentes, sempre prospectando situações inesperadas. A tecnologia da informação é uma forte aliada para gerar relatórios, analisar dados dos beneficiários e identificar sinais alerta, para corrigir possíveis problemas.
Imagine que uma operadora de saúde atenda um grande número de idosos, é natural que estes beneficiários estejam mais expostos a doenças. Isso faz com que o custo dessa operadora seja mais alto, com isso será mais difícil manter uma margem de solvência segura. A integração de informações e padronização de processos, com o uso de softwares especializados, torna mais fácil traçar o perfil epidemiológico da população e seus impactos financeiros.
Quando a operadora mantém programas de promoção da saúde e prevenção de riscos e doenças, as ocorrências de problemas de saúde de seus beneficiários tendem a diminuir. Menos despesas com saúde, significam mais lucros e a manutenção da margem de solvência. Mas, quando a operadora tem muitas despesas e não possui uma reserva para cumprir com suas obrigações, caso seja necessário, coloca em risco toda a sua operação.
Agora que você já sabe o que é margem de solvência e a importância dela para garantir o atendimento aos beneficiários, que tal incentivar os gestores da sua operadora a investir no aprimoramento de práticas de gestão e medicina preventiva?
Entre em contato
Solicite uma demonstração ou deixe sua mensagem
Ficou com dúvida sobre o Previva?