Tabagismo causa mais de 8 milhões de mortes no mundo todos os anos.

O tabagismo é uma doença crônica que afeta pessoas em todo o mundo e causa, anualmente, mais de 8 milhões de mortes, sendo a causa evitável de doenças que mais faz vítimas em todo o planeta. Além disso, os custos associados ao combate e ao tratamento de doenças decorrentes do uso do cigarro chegam a R$125 bilhões em danos ao sistema de saúde e à economia, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca).

tabagismo

Reconhecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como um dos principais problemas de saúde pública, esse vício tem sido associado a uma série de complicações graves. Somente no Brasil, a cada dia, 443 pessoas perdem a vida devido à dependência da substância. O Instituto de Efetividade Clínica e Sanitária destaca que 161.853 mortes anuais poderiam ser evitadas se o tabagismo fosse controlado.

A dependência por nicotina

O tabagismo é, essencialmente, uma doença causada pela dependência à nicotina, uma substância psicoativa presente nos produtos à base de tabaco. De acordo com a revisão da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (CID-11) da OMS, o tabagismo é categorizado como um transtorno mental e comportamental devido ao uso da nicotina, que é altamente viciante e transforma o tabagismo em uma luta desafiadora para muitos.

A OMS relata que mais de 7 milhões das mortes decorrentes do tabagismo resultam do uso direto de produtos de tabaco, enquanto cerca de 1,2 milhão são o resultado de exposição ao fumo passivo. Esses números fazem do tabagismo uma epidemia global.

Consequências

O tabagismo é um fator de risco significativo para vários tipos de câncer, incluindo câncer de pulmão, esôfago, boca, garganta, pâncreas, bexiga, fígado e colo do útero, entre outros. A Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica (SBCO), estima que 90% dos casos de câncer de pulmão no Brasil são provocados pelo hábito de fumar cigarro. Atualmente, esse tipo de tumor é considerado um dos mais letais entre homens e mulheres, chegando a atingir uma taxa de mortalidade de 13% e 11%, respectivamente.

Mas as doenças causadas pelo tabagismo não se limitam ao câncer. O vício causado pela nicotina também contribui para o desenvolvimento de enfermidades cardíacas e respiratórias, tuberculose, úlceras gastrointestinais, impotência sexual, infertilidade em homens e mulheres, osteoporose, catarata e muito mais. Os danos são
amplos e profundos.

A batalha contra o tabagismo é uma responsabilidade compartilhada de indivíduos, governos e organizações de saúde. A educação, a conscientização e o acesso a programas de cessação do tabagismo são ferramentas fundamentais para combater essa epidemia.

Sobre a Previva

O software de medicina preventiva Previva auxilia as operadoras de saúde no gerenciamento de programas de Atenção Primária à Saúde, tornando possível traçar o perfil dos beneficiários e desenvolver programas personalizados que atendam às necessidades específicas de cada grupo.

Além disso, o Previva possibilita a geração de relatórios e gráficos, bem como a personalização da gestão dos indicadores, o que permite um acompanhamento mais eficaz do progresso individual e/ou coletivo dos pacientes nos programas.

 

Entre em contato

Solicite uma demonstração ou deixe sua mensagem

Ficou com dúvida sobre o Previva?

[contact-form-7 id="5" title="Formulário de contato"]