Conheça os objetivos dos sistemas de informação de operadoras segundo a ANS
A administração é sempre um desafio em qualquer segmento, na saúde não é diferente. Operadoras de planos de saúde precisam controlar todas as informações de entrada e saída de inscritos, traçar o perfil dos seus usuários para oferecer ações de promoção da saúde e prevenção de riscos, além de acompanhar a participação e desempenho dos participantes. Os sistemas de informação de operadoras de planos de saúde facilitam a gestão de todos esses dados e contribuem para a tomada de decisões.
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) é quem regula os sistemas de informação de operadoras e suas funcionalidades. O gestor da área de medicina preventiva deve verificar se os softwares escolhidos estão totalmente de acordo com as recomendações indicadas pela ANS. O objetivo do uso da tecnologia é otimizar a gestão de dados e facilitar o aprimoramento das práticas de gestão e promoção da saúde.
Vantagens dos sistemas de informação de operadoras de planos de saúde
Os sistemas de informação de operadoras podem ter diversas funcionalidades, como: registro de informações assistenciais e administrativas, planilhas para a tabulação de dados em meio digital e registros de informações sobre programas de promoção da saúde e prevenção de riscos e doenças. Com essas e outras informações integradas, o gestor de medicina preventiva elimina retrabalho e padroniza processos, pois tem acesso rápido, fácil e seguro às informações dos participantes.
Outra funcionalidade muito útil dos sistemas de informação de operadoras de planos de saúde é a geração de relatórios. Através da análise de indicadores, como a avaliação de desempenho, é possível fazer um mapeamento do perfil dos inscritos. A ANS orienta que as informações sejam sempre úteis e consistentes, pois quanto melhor retratar a realidade, melhores será o resultado alcançado pelo programa de saúde preventiva.
O uso dos sistemas de informação de operadoras de saúde é muito incentivado pela ANS, pois facilitam o monitoramento e acompanhamento das atividades desenvolvidas pelos beneficiários. A tecnologia também contribui com a redução de custos. Com um software é possível emitir alertas aos participantes para lembrá-los das atividades previstas pelos programas que participam. Um jeito simples, prático e eficiente para se diferenciar no mercado, valorizar seus beneficiários e ainda economizar.
A sua operadora já utiliza a tecnologia da informação para o gerenciamento de atividades do cotidiano? Compartilhe conosco a sua experiência e a ações para a promoção da saúde e prevenção de doenças.
Foto: Pixabay
Entre em contato
Solicite uma demonstração ou deixe sua mensagem
Ficou com dúvida sobre o Previva?