Medicina Preventiva impacta na redução de custos e satisfação do Cliente
A medicina preventiva desempenha um papel crucial na promoção do bem-estar e na contenção de despesas médicas. Ela concentra-se na identificação precoce e redução de fatores de risco conhecidos, como estilo de vida sedentário, má alimentação, tabagismo e outros comportamentos prejudiciais à saúde. E uma pesquisa realizada pela consultoria Bain & Company demonstrou que a oferta de ações de medicina preventiva tem impacto direto no índice de satisfação do cliente com os planos de saúde.
A pesquisa utiliza o indicador NPS (Net Promoter Score) para avaliar a lealdade do cliente. Dentro desse indicador, o NPS dos planos de saúde para os beneficiários que utilizavam ações de medicina preventiva é, pelo menos, 20 vezes maior do que entre os que não utilizam essa opção. Além disso, o levantamento demonstrou que cerca de 70% dos beneficiários sabem que esta opção existe, porém, o nível de utilização tem uma variação grande de acordo com o perfil do beneficiário.
Aumento da sinistralidade X prevenção
Segundo a ANS (Agência Nacional de Saúde), o índice de sinistralidade, que representa a relação entre o valor pago pelos usuários por meio das mensalidades e os gastos com procedimentos médicos, está em constante aumento, com índices de 87,3% em 2022. Esse cenário enfatiza a importância pela busca da redução do custo por meio dos usuários e das operadoras de saúde, o que exige estratégias para ampliar a adesão dos consumidores aos planos de prevenção.
Uma iniciativa que vem sendo utilizada como estratégia pelas operadoras para minimizar esses gastos é o investimento em programas e softwares de prevenção à saúde.
Softwares como o Previva, que é uma ferramenta que auxilia nas ações de medicina preventiva, tem permitido o gerenciamento eficiente de programas de Atenção Primária à Saúde. Além disso, ele possibilita a personalização de programas que atendam às necessidades específicas de cada grupo de beneficiários.
O Previva não só facilita a personalização de programas, como também oferece a geração de relatórios e gráficos detalhados, possibilitando um acompanhamento eficaz do progresso individual e coletivo dos pacientes. Desta forma o sistema contribui para o aumento do número de diagnósticos precoces, aumentando a qualidade de vida dos beneficiários e reduzindo a demanda por procedimentos médicos de maior custo.
O que é Medicina Preventiva?
A medicina preventiva tem como objetivo abordar esses fatores de risco antes que eles levem ao desenvolvimento de condições crônicas, graves ou não tratáveis. Trata-se, de forma simplificada, de realizar exames de rotina e testes de rastreamento de forma regular. A detecção precoce de condições de saúde permite intervenções imediatas, muitas vezes antes que os sintomas se manifestem, aumentando as chances de tratamento bem-sucedido e reduzindo seus custos.
Entre em contato
Solicite uma demonstração ou deixe sua mensagem
Ficou com dúvida sobre o Previva?