Mais movimento, menos sedentarismo: ONU premia campanhas de promoção à atividade física

Diante de um crescimento preocupante do sedentarismo em diversos países, a Organização Mundial da Saúde (OMS) reconheceu recentemente que estamos diante de uma verdadeira “epidemia de inatividade” que atinge 70% da população do planeta e é responsável pela morte de 5 milhões de pessoas por ano. Destas, cerca de 300 mil são brasileiras.

Evitar que esta verdadeira tragédia anunciada se repita a cada ano pode parecer simples. Afinal, segundo a OMS, 30 minutos de exercício físico por dia, no mínimo cinco vezes por semana, já bastam para tirar alguém do sedentarismo.

mais atividade menos sedentarismo

Uma pessoa considerada ativa queima 2.200 calorias por semana, ou seja, cerca de 300 calorias diárias. Mesmo assim, dados da entidade revelam que menos de 5% da população consegue cumprir esta meta.

No Brasil, em 2015, um estudo do Ministério do Esporte estimou que o percentual de pessoas envolvidas com esportes ou atividades físicas é de apenas 54%.

Preocupado com os altos índices de sedentarismo ente os brasileiros, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) lançou no mês passado o prêmio “Mais Movimento”, que vai contemplar três iniciativas voltadas à promoção da prática regular de exercícios físicos em diferentes faixas etárias.

Entre os critérios de seleção estão a inovação, a originalidade, o impacto qualitativo, o acesso universal, o trabalho em rede, a escala e o potencial de multiplicação da ação. Os vencedores receberão certificados e troféus do PNUD, atestando a relevância das iniciativas.

Como os planos de saúde podem ajudar a combater o sedentarismo

A premiação do PNUD pode ser o impulso que faltava para sua operadora de saúde rever suas estratégias de medicina preventiva e buscar novas ações focadas no combate ao sedentarismo.

Pouca gente sabe, mas os planos de saúde podem ser grandes aliados para quem deseja melhorar seu estilo de vida e abandonar a vida sedentária. Por isso é essencial que as operadoras invistam não apenas no desenvolvimento de ações frequentes, mas também na divulgação das mesmas junto a seus beneficiários.

As ferramentas mais comuns envolvem ações educativas como seminários, workshops e palestras para difundir hábitos de vida saudáveis que ajudem no combate ao sedentarismo.

Reunir clientes e funcionários da operadora para atividades ao ar livre, sempre acompanhadas de profissionais da área da saúde ou educação física, também é outra forma de disseminar a prática da atividades físicas, que podem incluir alongamento, aquecimento físico, dança, ginástica e até mesmo caminhadas e corridas.

Organizar frequentemente aferições de dados como idade, peso, altura, IMC, glicemia e colesterol entre os beneficiários é outra ação importante. Utilizando as ferramentas adequadas para organizar estas informações e cruzar os dados é possível identificar aqueles com perfil indicativo de sedentarismo e direcionar as campanhas preventivas com mais eficácia.

Se a sua operadora já desenvolve atividades como estas é hora de ir além, botar a criatividade para funcionar e desenvolver novas ações capazes de engajar um número cada vez maior de pessoas no combate ao sedentarismo.

Lembre-se: muita gente expressa o desejo de praticar alguma atividade física para melhorar sua saúde, mas acaba deixando sempre “para amanhã”.

Portanto, uma ação bem planejada e diferenciada possa ser o impulso que faltava para seus beneficiários darem o primeiro passo em direção a uma vida mais ativa. E, de quebra, obter reconhecimento internacional com a conquista de uma premiação da ONU.

Então não perca tempo, clique aqui e saiba mais sobre o Prêmio Mais Movimento!

Confira também alguns posts que já publicamos sobre o assunto:

Foto: axelle b/publicdomainpictures.net/CC

Entre em contato

Solicite uma demonstração ou deixe sua mensagem

Ficou com dúvida sobre o Previva?

[contact-form-7 id="5" title="Formulário de contato"]