Novo padrão TISS: por que você deve se preocupar com ele
No dia 31 de agosto, terminou o prazo para que operadoras e prestadores de serviços adotassem o novo padrão TISS 3.02. Segundo a ANS, a atualização era necessária pois “foram recebidas algumas solicitações de alteração do padrão por identificação de erros”.
O TISS – Troca de Informações na Saúde Suplementar – foi estabelecido pela ANS para padronizar a troca eletrônica de dados dos beneficiários entre fontes pagadoras, prestadores de serviço e a agência reguladora. As informações administrativas, ações de avaliação e acompanhamento econômico, financeiro e assistencial das operadoras também deverão seguir o padrão TISS.
O novo padrão TISS está organizado em cinco componentes:
- Organizacional: estabelece o conjunto de regras para a transmissão dos dados
- Conteúdo e estrutura: padroniza o formato dos dados utilizados na troca de mensagens eletrônicas
- Representação de Conceitos em Saúde: conjunto de termos para identificar os eventos e os itens assistenciais na saúde suplementar
- Segurança e Privacidade: define os requisitos de proteção para garantir o sigilo, a privacidade e a confidencialidade das informações dos beneficiários
- Comunicação: estabelece os meios e os métodos de comunicação das mensagens eletrônica.
O padrão TISS versão 2.0 – anterior a 3.02 e que não está mais vigente desde o dia 31 de agosto – era dividido apenas em quatro componentes, entre os quais não estava incluído a parte organizacional.
A padronização estipulada pela ANS permite o compartilhamento de informações entre diversos sistemas de saúde. Além de otimizar a comunicação entre os setores e instituições, a utilização do padrão TISS contribui para a redução de papel e facilita o acesso às informações para estudos epidemiológicos e investimentos na área de saúde.
Neste link você encontra os detalhes do novo padrão TISS.
Entre em contato
Solicite uma demonstração ou deixe sua mensagem
Ficou com dúvida sobre o Previva?