Como definir o escopo inicial da medicina preventiva em operadoras
Todos os programas de medicina preventiva têm um objetivo em comum: estimular a prevenção de doenças. Durante o desenvolvimento das atividades para chegar a esse resultado, outros benefícios serão gerados, como redução de custos, melhoria na qualidade de vida e aumento da satisfação dos beneficiários. Mas para atingir essas finalidades, as operadoras precisam definir o escopo inicial da medicina preventiva.
Durante o planejamento do escopo inicial da medicina preventiva, é bom que a operadora tenha metas estabelecidas, entretanto, é possível conciliar algumas questões. Por exemplo, caso seja de interesse realizar campanhas contra o sedentarismo, mas perceba-se que o orçamento não comporta um programa desse tipo, é possível remanejar o cronograma para desenvolver as ações em outra ocasião.
Também é válido avaliar as necessidades estratégicas da região na hora de definir o escopo inicial da medicina preventiva. Estudar o perfil epidemiológico dos beneficiários e elencar quais problemas estão em evidência e necessitam de atenção imediata é uma forma de começar o planejamento das ações.
Caso não seja identificada nenhuma patologia em um grande número de beneficiários, é possível iniciar os programas pela sazonalidade, como campanhas contra o câncer de mama em outubro ou campanhas contra dengue no verão. Pesquisar quais ações contribuem de maneira mais rápida para a melhoria do IDSS também é uma medida para esse momento.
Você teve dificuldades para definir o escopo inicial da medicina preventiva? Conte pelos comentários abaixo.
Entre em contato
Solicite uma demonstração ou deixe sua mensagem
Ficou com dúvida sobre o Previva?