Acreditação de operadoras: como as ações de promoção da saúde influenciam na avaliação
Além de aumentar a qualidade de vida dos beneficiários e reduzir custos assistenciais, os programas de promoção da saúde e prevenção de doenças (Promoprev) podem contribuir para melhorar o desempenho da sua operadora no processo de acreditação promovido pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).
Neste artigo você vai entender como e por que essas iniciativas contam pontos na hora de certificar a qualidade dos serviços da sua operadora.
O que é o Programa de Acreditação de Operadoras
O Programa de Acreditação de Operadoras foi criado em 2011 para certificar a qualidade assistencial dos planos de saúde e qualificar os serviços prestados pelas operadoras, propiciando uma melhor experiência para o usuário.
Para obter esse certificado de qualidade é preciso passar pela avaliação de uma das entidades certificadoras homologadas pela ANS e habilitadas pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).
Dessa forma, a acreditação é uma garantia ao público em geral de que a sua operadora adota boas práticas administrativas, operacionais e estruturais, além de investir para aumentar o desempenho da rede conveniada e o nível de satisfação dos seus beneficiários.
Como funciona o Programa de Acreditação da ANS
O Programa de Acreditação de Operadoras foi recentemente atualizado por meio da Resolução Normativa nº 452, de março de 2020.
As operadoras que conseguem obter o certificado podem receber três níveis diferentes de acreditação, de acordo com seu desempenho no processo de avaliação.
NIVEL I (validade de 3 anos)
- Obter nota final maior ou igual a 90
- Conformidade em pelo menos 80% dos itens de excelência
- IDSS acima de 0,8
NIVEL II (validade de 2 anos)
- Nota final maior ou igual a 80 e menor que 90
- IDSS acima de 0,6
NIVEL III (validade de 2 anos)
- Nota final maior ou igual a 70 e menor que 80
- IDSS acima de 0,6
Para atingir um desses níveis, a operadora é avaliada em quatro dimensões, que abrangem 21 requisitos e 168 itens de verificação:
- Gestão Organizacional
- Gestão da Rede Prestadora
- Gestão em Saúde
- Experiência do Beneficiário
Onde entram as ações de promoção da saúde?
Operadoras de saúde que investem em medicina preventiva e promoção da saúde são beneficiadas no processo de acreditação.
Quanto maior o controle sobre os resultados destas ações, mais preparada fica a organização para a conquista do certificado.
A influência dos programas de Promoprev incide principalmente sobre as dimensões 3 e 4.
Na dimensão de gestão em saúde, entre os aspectos mais importantes na avaliação das certificadoras estão a manutenção de um programa de gestão de crônicos e a qualidade na coordenação e integração do cuidado.
Este último aspecto envolve principalmente a atenção primária à saúde (APS), que, por ser a “porta de entrada” dos serviços assistenciais, deve buscar divulgar orientações sobre a prevenção de doenças e a promoção da saúde.
Quando se avalia a experiência do beneficiário (dimensão 4), a qualidade dos programas de promoção da saúde também tem um impacto importante.
É nesta dimensão que são avaliados os canais de comunicação da operadora com o beneficiário para disponibilizar informações essenciais de saúde.
Entram aqui desde campanhas informativas sobre a prevenção de doenças (que podem utilizar diversos meios físicos e eletrônicos) até o acompanhamento de pacientes por meio do serviço de telemonitoramento.
Nesta dimensão também entram as pesquisas de satisfação conduzidas pela operadora com seus beneficiários, onde a participação em programas de Promoprev tem um grande peso por ser um dos principais pontos relacionamento entre beneficiário e operadora.
Acreditação: um investimento que compensa
Se você é gestor na área de saúde suplementar, já sabe que investir na acreditação é uma excelente estratégia para se diferenciar no mercado e conquistar novos beneficiários para o seu plano.
E como ficou claro neste artigo, ao reforçar e qualificar os programas de prevenção de doenças e promoção da saúde sua operadora está aumentando consideravelmente as chances de obter um nível alto no processo de acreditação.
Atualmente já existem 64 operadoras médico-hospitalares acreditadas pela ANS, o equivalente a 28% dos beneficiários. Segundo a agência, isso demonstra o grande potencial de ampliação do programa para a qualificação do setor.
E a sua empresa? O que está fazendo para conquistar ou melhorar sua classificação no Programa de Acreditação de Operadoras?
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