Quais são as modelagens dos programas da ANS?
Dentre o escopo de avaliação da ANS, que tem o dever de regulamentar as operadoras de planos de saúde no Brasil, estão os programas de medicina preventiva. Para manter o controle sobre as ações, a ANS definiu três tipos de modelagens dos programas de promoção da saúde e prevenção de riscos e doenças. Confira quais são.
1. Programa para a Promoção do Envelhecimento Ativo ao Longo do Curso da Vida
A primeira das modelagens dos programas da ANS consiste em ações para incentivar hábitos saudáveis em todas as faixas etárias, desde crianças, passando por grávidas e idosos. O objetivo é proporcionar mais qualidade de vida e, consequentemente, melhorar o envelhecimento da população.
2. Programa para Gerenciamento de Crônicos
Essa modelagem é focada em pacientes com doenças crônicas, como asma e bronquite. Nesses casos, a doença já está instalada e demanda um tratamento muito longo para ser tratada (às vezes o problema nunca desaparece, apenas é amenizado). Por isso, as ações de prevenção são de ordem secundária e terciária, com a finalidade de evitar o agravamento do quadro e até mesmo a morte do paciente.
3. Programa para População-Alvo Específica
A última das modelagens dos programas da ANS é voltada para grupos específicos de pessoas, divididos por faixa etária, sexo, doença ou outro critério. Para preparar bem o programa, a operadora deve, antes de tudo, fazer o levantamento do perfil epidemiológico dos seus beneficiários. Veja como nesse post. Dessa forma, será mais fácil definir os grupos e quais ações são prioritárias.
Entre em contato
Solicite uma demonstração ou deixe sua mensagem
Ficou com dúvida sobre o Previva?