O que são e como oferecer programas de imunização em empresas

O Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) foi criado pelo Ministério do Trabalho com o objetivo de monitorar e proteger a saúde dos trabalhadores.

O programa determina algumas ações de implementação obrigatória em empresas brasileiras, como a localização de áreas de risco, a vigilância médica dos trabalhadores expostos e programas de imunização – tema que vamos tratar neste post.

programas-de-imunizacao

Os programas de imunização têm a intenção de prevenir doenças contagiosas.

Isso não significa que as vacinas só devem ser oferecidas quando há algum tipo de surto na região, como foi o caso do vírus H1N1, em 2009.

A prevenção precisa acontecer com um certo planejamento, para que seja válida e eficaz.

Para preparar programas de imunização, as empresas precisam levar em conta as atividades desenvolvidas pelos seus colaboradores e o ambiente de trabalho.

Esses são dois fatores determinantes para definir o grau de risco de transmissão de doenças entre os funcionários.

Por exemplo, se o ar-condicionado fica ligado o dia inteiro e não é possível ter ventilação externa, caso alguém tenha uma gripe, os colegas de trabalho poderão ser contaminados.

Alguns pontos contribuem para a adesão de todos ao programa, como expor de forma clara os benefícios e também os efeitos colaterais, assim, a pessoa pode decidir se quer ou não ser vacinada.

Além disso, é interessante que a imunização não tenha nenhum custo para o colaborador, apesar de não ser uma prática obrigatória, por isso, verifique antes o orçamento da sua empresa.

É importante lembrar ainda que as vacinas nas empresas devem ser ministradas por um profissional da saúde, que deve fornecer um comprovante de vacinação aos colaboradores.

Você tem alguma dúvida? Compartilhe nos comentários abaixo.

Entre em contato

Solicite uma demonstração ou deixe sua mensagem

Ficou com dúvida sobre o Previva?

[contact-form-7 id="5" title="Formulário de contato"]