Aproveite o fim do ano e invista em prevenção
Fim do ano é sempre a mesma coisa? Todos fazem um balanço do que passou e realizam planos para os próximos 24 meses. Em meio a esses planos, a saúde é um dos grandes focos. Muita gente aproveita esse momento para pensar em mudanças alimentares, início da prática de exercícios físicos, abandono do cigarro, entre outras tantas promessas. Para que as pessoas realmente concretizem esses desejos e não fiquem apenas nas ideias, as operadoras de saúde devem aproveitar esse momento e investir em ações de medicina preventiva.
Divulgar programas que iniciem no começo do ano, como um grupo de auxílio para abandonar o cigarro, uma série de exercícios físicos em grupo, corridas de rua em alguns bairros ou cidades, grupos para o acompanhamento do peso e até a oferta de premiações no fim de um certo período para os que tiverem as melhores mudanças nos indicadores são ações com grande potencial de aderência no início do ano. É preciso aproveitar essa vontade de mudança que toma conta das pessoas no fim do ano e transformá-la em ações efetivas de prevenção.
É também importante realizar ações preventivas para as festas do fim do ano. O exagero na alimentação e na ingestão de bebidas alcoólicas, o excesso de festas e outras atividades, o estresse gerado pelos preparativos, entre outros fatores, podem ocasionar problemas de curto e médio prazos. Doenças ocasionadas pela imunidade baixa, desidratação por conta do calor, insolação e problemas digestivos pela alimentação errada são apenas alguns males que podem ser evitados com medidas simples, divulgadas pelas operadoras de saúde.
Nesse momento, é também importante planejar ações preventivas que serão realizadas durante o ano todo, baseadas em um perfil epidemológico traçado entre os beneficiários da operadora. Para isso, e também para criar e monitorar indicadores, a utilização da tecnologia é auxiliar. Com um software adequado como aliado, a medicina preventiva tende a ser muito mais eficaz nas operadoras de saúde, com monitoramento de indicadores de saúde dos beneficiários e do impacto nas finanças da empresa.
Que outras ações você considera importantes de serem desenvolvidas no fim do ano? Comente!
Foto: Big Stock
Entre em contato
Solicite uma demonstração ou deixe sua mensagem
Ficou com dúvida sobre o Previva?