Novembro Azul e a promoção da saúde integral do homem
Criado em 2003 na Austrália, o movimento Movember rapidamente ganhou o mundo levando a mensagem da conscientização a respeito das doenças típicas do sexo masculino, em especial a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de próstata.
Em 2011, o Instituto Lado a Lado pela Vida lançou no Brasil uma campanha inspirada nesse movimento e a batizou de Novembro Azul.
Desde então, o mês de novembro tem sido escolhido pelos profissionais da área de saúde como o período ideal para divulgar a promoção da saúde masculina.
Todos os anos, o instituto contabiliza milhares de ações realizadas durante todo o mês, incluindo a iluminação de pontos turísticos, adesão de celebridades, ativações em estádios de futebol, corridas de rua e em autódromos, além de palestras informativas, intervenções em eventos populares e pedágios nas estradas.
Campanha com foco ampliado
A partir de 2016, a campanha Novembro Azul teve seu foco ampliado com a intenção de se tornar um movimento permanente pela saúde integral do homem.
A proposta agora é ir além da prevenção do câncer de próstata para abranger todo o espectro de doenças ligadas ao sexo masculino.
Além do câncer de próstata, a campanha também alerta a respeito dos principais problemas que podem afetar a saúde masculina da infância à terceira idade:
- Nos primeiros anos de vida é comum a ocorrência de fimose, infecção urinária e prostatite (inflamação da próstata);
- Entre os adolescentes surgem a arritmia cardíaca, as doenças sexualmente transmissíveis e a ejaculação precoce;
- Na fase adulta aparecem doenças como cálculo urinário e diversos tipos de câncer;
- Por fim, na terceira idade, é mais comum a ocorrência de diabetes, disfunção erétil e hipertensão arterial.
Sua operadora pode aproveitar esta época do ano para esclarecer seus beneficiários a respeito dos principais exames preventivos que devem ser feitos pelos homens em cada fase da vida.
Vencendo o câncer de próstata
Mesmo com a ampliação do foco, o principal alvo da campanha Novembro Azul continua sendo a prevenção do câncer de próstata.
Motivos para isso não faltam.
Afinal, trata-se do segundo tipo de câncer mais comum entre os homens, responsável por mais de 13 mil mortes anuais – o equivalente a uma a cada 40 minutos.
Como se isso não bastasse, segundo o Instituto Nacional do Câncer, mais de 61 mil novos casos devem ser registrados no Brasil em 2016.
Como esse tipo de câncer não apresenta sintomas no estágio inicial, é importante que o homem identifique se possui algum fator de risco, como parentes que já tiveram a doença ou hábitos de vida pouco saudáveis.
O diagnóstico precoce do câncer de próstata pode se dar por meio de um simples exame de sangue, conhecido como PSA. Caso este exame dê positivo, recomenda-se a realização do exame de toque retal para uma avaliação mais precisa.
A orientação do Ministério da Saúde é discutir com o paciente a real necessidade dos exames de rastreamento.
O recomendado é que os homens comecem o acompanhamento com um urologista a partir dos 50 anos. Caso haja algum fator de risco, a partir dos 45. No caso de ter algum parente de primeiro grau com câncer de próstata, o ideal é começar aos 40 anos.
Ao realizar campanhas de conscientização, acima de qualquer preconceito ou receio quanto à realização do exame, a principal informação a ser transmitida ao público masculino é que o sucesso do tratamento depende do estágio em que o câncer for diagnosticado.
Procure deixar um fato bem claro para seus beneficiários:
Se detectado inicialmente, o câncer de próstata tem 90% de chances de ser vencido.
É justamente pela importância da prevenção no combate a esta doença, que movimentos como o Novembro Azul têm se tornado grandes aliados nos programas de medicina preventiva das operadoras de saúde.
O Novembro Azul na sua operadora
Mesmo não estando envolvidas diretamente nas ações organizadas pelo instituto, muitas operadoras de saúde costumam fazer campanhas de conscientização durante o mês de novembro.
Entre as atividades que podem ser realizadas estão encontros internos para discussão da saúde masculina, palestras e distribuição de material informativo, ações em lugares públicos ou mesmo eventos para promover a prática da atividade física.
O importante é trazer o assunto à tona, levar informação e motivar uma mudança de comportamento em seus beneficiários!
Sua operadora já tem alguma iniciativa promover a saúde integral do homem durante o Novembro Azul? Compartilhe conosco a sua experiência.
Entre em contato
Solicite uma demonstração ou deixe sua mensagem
Ficou com dúvida sobre o Previva?