Programas de combate ao tabagismo nas empresas: como (e por que) implantar

tabagismoUm funcionário fumante custa cerca de R$13 mil (US$6 mil) a mais do que um não-fumante. Os gastos incluem queda na produtividade, faltas ao trabalho e realização de consultas médicas. Esses dados foram divulgados por um estudo realizado pela Universidade de Ohio, nos Estados Unidos. Para contribuir na redução desses custos, algumas empresas estão investindo em programas de combate ao tabagismo.

Os programas de combate ao tabagismo precisam ser bem planejados de acordo com a demanda da empresa. A ação mais básica a ser feita é conscientizar os colaboradores sobre os malefícios que o cigarro traz a saúde. Vale expor, por exemplo, os levantamentos do Instituto Nacional do Câncer (INCA): um fumante tem 10 vezes mais chances de desenvolver câncer de pulmão, cinco vezes mais de sofrer infarto e duas vezes mais de ter um derrame no cérebro.

Para as empresas que possuem um número grande de fumantes, outras atividades também podem ser implementadas. Segundo o INCA, cerca de 80% dos fumantes querem parar de fumar, mas apenas três conseguem parar sozinhos. E o maior motivo pelo qual as pessoas buscam o cigarro é a ansiedade. Por isso, junto ao programa de combate ao tabagismo também pode-se implantar a ginástica laboral, por exemplo, que contribui para diminuir o estresse dentro da empresa.

Além dos problemas de saúde dos colaboradores fumantes, as empresas também têm prejuízo com o tempo que a pessoa gasta durante as paradas constantes para fumar. Essa interrupção no trabalho afeta a concentração e produtividade do colaborador. Além disso, ao retornar ao posto de trabalho, o cheiro do cigarro pode contaminar o ambiente e incomodar os colegas.

É importante lembrar que mesmo as empresas que tiverem poucos fumantes ou até mesmo nenhum, um programa de combate ao tabagismo serve de prevenção e até mesmo como atividade educacional. Nesse caso, se o colaborador tiver algum familiar ou amigo fora da empresa, poderá incentivá-lo e ajudá-lo a parar de fumar.

Você tem alguma dúvida? Deixe nos comentários abaixo.

Entre em contato

Solicite uma demonstração ou deixe sua mensagem

Ficou com dúvida sobre o Previva?

[contact-form-7 id="5" title="Formulário de contato"]