Gestão do conhecimento aplicada às operadoras de saúde: por que é importante?

mark-516277_1920

A gestão do conhecimento é uma técnica de gerenciamento corporativo que engloba desde a criação e identificação até o compartilhamento e utilização do conhecimento na empresa. Também chamado de Knowledge Management (KM), essa técnica se tornou um importante aliado de empresas que desejam criar uma cultura de análise e avaliação de dados voltado para o crescimento. Mas, não é só isso: a gestão do conhecimento ainda requer que todos que integrem a empresa busquem o conhecimento e a capacitação, e a empresa deve incentivar isso. Mas, qual o valor da gestão do conhecimento para as operadoras de saúde?

Primeiro, é preciso entender que, na gestão do conhecimento, todo conhecimento gerado pelas pessoas é relevante e deve ser compartilhado. Isso significa aprendizados, erros, análises, absolutamente tudo tem potencial para virar conhecimento para as outras pessoas. E, em um setor onde se trabalha com informações e campanhas, existe muito espaço para o aprendizado focado em melhorar processos. Isso é especialmente verdade quando falamos em programas de prevenção à saúde.

Ao lançar campanhas e criar novos programas na operadora de saúde, um passo muito importante é olhar para o que já foi feito. Aprender com erros, analisar taxas de engajamento e rejeição e aprender qual perfil de beneficiário está mais propício a ser engajado são processos que estão alinhados com a gestão do conhecimento. Essas atividades devem ser incentivadas por pessoas de todos os níveis gerenciais da operadora, desde atendentes até diretores. Isso ajudará que todos entendam os desafios e possam executar juntos um plano de ação.

4 ações para aplicar a gestão do conhecimento

  1. Crie canais de discussões: blogs, newsletter e grupos presenciais são algumas formas de estimular discussões entre os seus colaboradores. Você pode criar temas por semana ou deixar a discussão livre. A tendência é que as pessoas busquem inspiração nesses canais, o que aumenta a colaboração no seu time.
  2. Registro de lições: mantenha um diário ou quadro com os aprendizados. Todos os projetos podem ensinar algo e lembrar disso pode ajudar no futuro.
  3. Subsídio de estímulo ao conhecimento: crie, na sua operadora de saúde, uma política de subsídio para cursos, workshops e participação em palestras para os seus colaboradores. Essa possibilidade pode engajar ainda mais os seus colaboradores e trazer mais conhecimento para a operadora.
  4. Dissemine o sentimento de pertencimento: fazer com quem seus colaboradores tratem o seu negócio como se fosse deles é algo extremamente desafiador, mas pode trazer grandes frutos. O sentimento de pertencimento faz com que a pessoa se esforce ainda mais para trazer resultados positivos.

Aliado à tecnologia da informação, como softwares para auxiliar no gerenciamento da operadora de saúde, é uma ótima forma de melhorar ainda mais os indicadores e atingir as metas traçadas.

Você já trabalha com gestão do conhecimento na sua operadora de saúde? Como foi a sua experiência? Deixe um comentário!

Entre em contato

Solicite uma demonstração ou deixe sua mensagem

Ficou com dúvida sobre o Previva?

[contact-form-7 id="5" title="Formulário de contato"]