Medicina preventiva para empresas: como evitar doenças ocupacionais
Doenças ocupacionais estão diretamente ligadas com o tipo de atividade desempenhada pelo trabalhador. Um dos problemas mais comuns é a Lesão por esforço repetitivo (LER), causada pelo movimento constante da mesma musculatura. Dependendo da gravidade da doença, pode ser necessário o afastamento temporário do funcionário para tratamento ou até mesmo a aposentadoria por invalidez. Por isso, é fundamental que as empresas invistam em programas de medicina preventiva.De forma resumida, as principais causas de doenças ocupacionais são:
- movimentos repetitivos
- carga excessiva
- situações de estresse
Para as atividades que exigem mais esforço físico, como carregar e descarregar produtos de caminhões, é indispensável orientar os trabalhadores sobre as posições corretas para evitar danos à coluna e aos joelhos. É importante incentivar o funcionário a comunicar aos responsáveis caso apresente alguma dor ou perceba o início de qualquer desconforto.
No caso de escritórios, fornecer equipamentos de trabalho adequados, como mesas na altura correta e cadeiras confortáveis, são medidas que contribuem para evitar a postura incorreta dos colaboradores. Permitir o ajuste do monitor do computador também influência o conforto durante o trabalho diário.
Para evitar o aparecimento de doenças ocupacionais, as empresas podem investir na ginástica laboral. A prática de exercícios físicos de baixo impacto ajuda no alongamento e relaxamento das musculaturas, diminuindo o cansaço. Além disso, esse pode ser um momento de descontração do ambiente de trabalho, no qual os colaboradores podem se distrair e diminuir o estresse.
Você tem alguma pergunta sobre esse assunto? Compartilhe pelos comentários abaixo.
Entre em contato
Solicite uma demonstração ou deixe sua mensagem
Ficou com dúvida sobre o Previva?