Por que operadoras devem divulgar ações de medicina preventiva
É essencial, para o sucesso das ações de medicina preventiva, que haja adesão dos beneficiários da operadora que irá promover a campanha.
De acordo com a Cartilha para a Modelagem de Programas para Promoção da Saúde e Prevenção de Riscos e Doenças da Agência Nacional de Saúde (ver PDF), dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que a adesão ao tratamento é uma ferramenta fundamental para o gerenciamento de doenças crônicas.
O estudo da OMS ainda revela que a maior aderência ao tratamento da asma entre idosos, por exemplo, acarretou em uma redução anual de 20% nas internações hospitalares.
O que prova, novamente, o quão importante é estimular a participação dos beneficiários.
E, para gerar adesão, é necessário divulgar de forma mais assertiva as ações de medicina preventiva da sua operadora.
Antes de divulgar as ações da sua operadora
A interseção de confiança e respeito entre a operadora, o beneficiário e seus familiares, destaca-se como um dos principais fatores para o êxito das campanhas.
Por isso, é preciso envolver não só o participante, mas conscientizar também todas as pessoas que fazem parte da rotina do beneficiário, para, dessa forma, garantir que as medidas preventivas serão tomadas.
Com isso, o beneficiário passa a ter a sua condição crônica controlada, podendo, na maioria das vezes, manter uma vida saudável e economicamente ativa, com maior autonomia e diminuindo a dependência de cuidados externos.
O prestador de serviços de saúde economiza com a redução de internações emergenciais e intervenções cirúrgicas, além de obter um aumento da produtividade em cada ação promovida.
Ou seja, os benefícios da adesão às ações de medicina preventiva ao tratamento se estendem não somente aos pacientes, mas também aos familiares, aos prestadores de serviços de saúde e a própria economia do país.
Divulgando ações de medicina preventiva
Ações de medicina preventiva são essenciais para as operadoras de planos de saúde. Existem quatro tipos de ações preventivas:
- Prevenção primária: métodos que evitam doenças desde o período gestacional.
- Prevenção secundária: diagnóstico e tratamento de doenças em estágios iniciais.
- Prevenção terciária: para diminuir o impacto negativo de uma doença já existente.
- Prevenção quaternária: para minimizar os resultados de intervenções desnecessárias ou em excesso no sistema de saúde.
As pessoas geralmente buscam resultados em curto e médio prazo e, portanto, é interessante, na hora de divulgar ações de medicina preventiva, apontar desde os benefícios imediatos até os adquiridos após um longo tempo de cuidados.
Um exemplo é, quando divulgar uma corrida de rua, abordar os benefícios imediatos proporcionados pela atividade física, como a liberação de endorfina.
Ao divulgar ações antifumo, também é possível abordar os benefícios proporcionados após horas, dias, semanas e meses sem cigarro.
As ações de medicina preventiva vão desde a promoção de programas de melhoria alimentar até programas de higiene e hábitos domiciliares, passando pelo combate a drogas, álcool, fumo e relações sexuais sem proteção.
Independentemente da especificidade, todas auxiliam a equilibrar custos dentro das operadoras, atuando antes das doenças aparecerem ou no início delas.
Bonificações ajudam na adesão
As estratégias de bonificação (desconto na mensalidade) ou de premiação podem, e devem, ser usadas como meio de incentivar a adesão dos beneficiários às ações de medicina preventiva.
Veja algumas opções de desconto abaixo:
- academias de ginástica;
- academias de dança;
- cinemas, teatros;
- restaurantes que tenham cardápios saudáveis;
- clínicas de vacinação;
- redução da coparticipação em procedimentos;
- outros serviços ou coberturas adicionais em planos de saúde;
- participação em corridas promovidas pela operadora, etc.
Conhecer o público da operadora de saúde é fundamental nessa divulgação, pois com o perfil traçado é possível saber que ações serão mais eficazes para os beneficiários.
A tecnologia é uma excelente auxiliar nesse processo, como, por exemplo, o sistema Previva, que mapeia o perfil, gerencia as ações de medicina preventiva e monitora os indicadores de saúde e financeiros.
Quer saber mais sobre ações de medicina preventiva e como estimular à adesão dos participantes? Deixe um comentário para a nossa equipe de especialistas.
Entre em contato
Solicite uma demonstração ou deixe sua mensagem
Ficou com dúvida sobre o Previva?