Em quanto tempo é possível ter ROI de programas de saúde populacional?

ROI-de-programas-de-saude-populacionalJá falamos aqui no blog de alguns benefícios dos programas de medicina preventiva: aumento da qualidade de vida, melhoria do IDSS e redução de custos, entre outros. Mas é comum ouvir dos gestores uma dúvida pertinente: em quanto tempo eu terei retorno financeiro? Esse fator é muito variável. Por isso, a KPMG, rede global de empresas independentes que prestam serviços profissionais, realizou uma pesquisa sobre ROI de programas de saúde populacional. A pesquisa foi feita online com 296 participantes, entre eles profissionais e gestores de saúde.

De acordo com o levantamento, dentro de um a dois anos, 20% dos entrevistados estimam que terão o retorno dos investimentos feitos em tecnologias e ferramentas de dados e análises. Já 36% dos consultados apostam que esse retorno demora mais, cerca de três ou quatro anos. Os 29% restantes esperam ter ROI de programas de saúde populacional em cinco anos e apenas 14% acham que não terão o retorno completo.

Medicina preventiva

A pesquisa da KPMG revelou que, para 36% das pessoas consultadas, a gestão da saúde deve partir da medicina preventiva. Em seguida, ainda sobre as prioridades em gestão da saúde, vieram a melhoria na eficiência dos serviços e o tratamento de doenças crônicas, respectivamente.

Os participantes responderam ainda questões ligadas à maturidade dos programas. Do total, apenas 24% se consideram preparados para a gestão da saúde. Em contrapartida, cerca de 38% dizem estar em estágios básicos, outros 23% relatam estar em período muito inicias e 15% afirmam não ter nenhuma ação nesse sentido ainda.

Desafios

O maior desafio enfrentado na gestão das ações, segundo 42% dos entrevistados, está nos custos de implantação de programas de saúde populacional. Em segundo, com 25% dos votos, veio a contratação da equipe médica, seguida pela falta de comunicação com fornecedores (19%) e pela ineficiência em encontrar uma forma de pagamento (14%).

Em relação à eficácia das ações, cerca de 42% consideraram que os investimentos em tempo e recursos foram válidos. Apenas 13% acreditam que o programa não foi bem utilizado pela população.

Você pode conferir o resultado na íntegra neste link.

Entre em contato

Solicite uma demonstração ou deixe sua mensagem

Ficou com dúvida sobre o Previva?

[contact-form-7 id="5" title="Formulário de contato"]